segunda-feira, 25 de julho de 2016

IT's ALL ABOUT PEOPLE (É tudo sobre as pessoas)

Dzień Dobry! 

(bom dia em polonês. Pronunciado dindobre, uma das poucas palavras que já aprendi a falar)

Começo esse post fazendo uma correção ortográfica do título do blog. Graças ao meu querido tio Darinho, que além de formação, tem uma vasta experiência em publicação de livros e textos (Obrigada Ti Darin). Então, oficialmente o nome do blog passa a ser Polônia a Dois, e não mais Polônia à Dois. Dizer que esse erro faz parte da minha dislexia seria mentira, o erro é simplesmente uma engenheira tentando ser escritora.

O post de hoje é sobre a primeira impressão, pois de acordo com o velho ditado, é a que fica. Geralmente as pessoas escrevem primeiro sobre o lugar (posso imaginar que vocês também estão curiosos para ouvir), mas estou optando por primeiro escrever sobre as pessoas. Isso tem uma importância muito grande para mim, pois por mais lindo que um país seja, ele só se torna encantador e agradável de viver quando esses adjetivos também fazem parte de seus habitantes. No caso da Polônia, isso ainda é mais fundamental devido ao idioma diferente. Não tínhamos muita ideia de como os poloneses seriam (conheci alguns muito legais na Austrália, mas intercambio é daquele jeito né), e confesso que tinha medo deles serem um pouco fechado e de difícil acesso para pedir ajuda. Mas, antes mesmo de chegar, tivemos as impressões possíveis. E por nossa sorte, depois que chegamos, continuo me surpreendendo quão querida são as pessoas por aqui.

A minha primeira surpresa foi ainda no Brasil, no dia do nosso casamento no civil (Rodrigo não aguenta mais me ouvir contando essa história. Mor, prometo ser a última vez). Por coincidência, no mesmo dia, chegaram pelo correio os documentos do visto. Tiramos aqueles vários papeis escritos em uma língua impossível de entender e no meio deles....um cartão. A empresa dele enviou um cartão, escrito a mão, pelo futuro chefe dele e as duas RH responsáveis pelo processo seletivo, desejando felicidades ao Rodrigo e a Flávia pelo casamento e outras gentis palavras que não me recordo em detalhes. Achei muito atencioso da parte deles e fiquei repetindo diversas vezes no ouvido do Rodrigo: “Nossa amor, que queridos! Tô impressionada! Nunca imaginei algo do tipo! Será que são todos tão atenciosos assim?”.

O segundo episódio também foi ainda no Brasil. No último post eu comentei que participei de 2 processos seletivos dentro da Mondelez e passei em uma delas certo? Isso significa que na outra a resposta foi NÃO. No dia seguinte que eu havia recebido o SIM, a gerente da vaga que me deu o NÃO, me chamou no lync (Messenger interno da Mondelez). Ela me mandou uma mensagem dizendo que estava muito feliz que eu estava indo para a Mondelez Polônia e que também ia ter a oportunidade de me conhecer mesmo não fazendo parte do time dela. Que ela sabia que eu estava participando de outro processo e que estava torcendo por mim. Outra surpresa. A expressão para o comportamento de ambas as situações, para mim, é atenção genuína. Porque nas duas situações não ia ter feito a menor diferença se eles não tivesse tido aquela atitude. Eles fizeram porque quiseram, e isso sim faz a diferença.

Felizmente o sentimento ainda é o mesmo após a nossa chegada à Polônia. Como comentei no início, por conta do idioma, necessitamos muito da ajuda das pessoas, e uma dose extra de sem vergonha e cara de pau. O celular é um item de extrema sobrevivência por aqui, pois o google translator e o google imagem já nos salvaram várias vezes. Mas sem alguém que queira genuinamente ajudar e se esforçar para nos entender ele se torna inútil. E essa ajuda se repetiu em todos os tipos de situações, no supermercado, no ponto de ônibus, no meio da rua, no restaurante, etc. E tem mais, a forma deles conversarem por mensagem, email, face é sempre recheada de carinhas felizes, emotions e palavras felizes. :)

Tem um atendente no supermercado que depois de algumas várias visitas (estou atoa, então adoro ir ao supermercado explorar), descobri que além dele falar inglês ele é extremamente gentil (Rodrigo está até com ciúmes da minha alegria quando eu vejo que ele está lá). Ele cuida da área de verduras, mas já rodou o supermercado me ajudando a encontrar itens impossíveis de traduzir pelo google.

Supermercado a 15 min de casa - pego meu carrinhos de compras e vou explorar

Área de verduras - me surpreendi com as variedade e qualidade

Teve outro episódio interessante que aconteceu com o Rodrigo durante a mudança para o nosso apê. Os corretores foram até o Airbnb que ele estava hospedado buscá-lo de carro e ajudá-lo com as bagagens. Totalmente inesperado e super legal!

Mas de todas as situações desde que cheguei aqui, a que mais me impressionou foi em Wroclaw (Breslávia) durante a minha viagem exploratória semana passada. Cheguei meio perdida e logo parei no ponto de bus. Havia um casal de jovens e me arrisquei no inglês. Sorte minha, eles falavam, com certa dificuldade, mas totalmente dispostos a me ajudar. No final das contas, nós não sabíamos se meu cartão de crédito ia passar na maquininha no buzão. Eis que o rapaz me tira do bolso um ticket extra que ele tinha, que ia durar por mais 24 hrs (o ticket aqui é por tempo). Os pais deles tinham comprado, mas não iam usar mais. Ele simplesmente me deu o ticket de graça. De boca aberta com a situação, agradeci milhares de vezes e continuei uma agradável conversa com os jovens estudantes até a minha parada.

Buzão da Polônia

 Trem (tram) - passa pela cidade toda e não pega trânsito

máquina de comprar ticket para o transporte público - paga pelo tempo e vale tanto para ônibus quanto para o trem

Não tem trocador. Vc precisa fazer o registro do dia e da hora nessa máquina que fica dentro do bus/tram. Se algum fiscal entrar, vc mostra esse ticket registrado.

Todas essas pessoas eu denomino de ANJOS. Quem gosta de se aventurar pelo mundo, sabe que quando a gente mais precisa, sempre aparece um desses disposto a ajudar, e que dependendo da situação, você fica com a sensação de que ele salvou a sua vida.

Moral da história: seja cara de pau e aborde as pessoas, elas podem te surpreender. Torço para que continuemos colecionando histórias positivas sobre as pessoas por aqui.


Prometo que o próximo post será menos profundo, mais prático e menor (talvez!). Vou trazer curiosidades sobre  Kraków (Cracóvia) e a vida nesse encantador país. 

Ótima semana a todos.

11 comentários:

  1. Bom que está se adaptando bem a Polônia. Sua "cara de pau" ainda vai te ajudar muito.

    ResponderExcluir
  2. Um barato total ler essa narrativa sobre momentos inesquecíveis de uma jornada de gente corajosa e bem disposta! Keep it coming, Flavinha!

    ResponderExcluir
  3. Muitooo legal!!!! Você com esse seu jeito de queridona, não tem como o pessoal te tratar diferente :D
    Estamos famintos de histórias, continue...
    Bjssss
    Susin e Ro

    ResponderExcluir
  4. Que bacana sua iniciativa de compartilhar suas experiencias neste país incrível... desejo muito sucesso nesta nova etapa da vida de vocês e que continue nos brindando com suas encantadoras historias... beijos ...

    ResponderExcluir
  5. Que bacana sua iniciativa de compartilhar suas experiencias neste país incrível... desejo muito sucesso nesta nova etapa da vida de vocês e que continue nos brindando com suas encantadoras historias... beijos ...

    ResponderExcluir
  6. Bacana Flavinha!! Continue nos mandando noticias!!Não fique com preguiça não, viu?😘

    ResponderExcluir
  7. Ebaaa! Só coisa boa!!!!
    Ótima Semana pra vcs também Queridos!!

    ��

    ResponderExcluir
  8. Eu leio seus posts e imagino vc contando !!! Esse sotaque mineirin... Estamos felizes por vcs !!! Beijos.. Ro e Susin

    ResponderExcluir
  9. Não diminui não!!!! Gosto de detalhes!!! Saudades!! <3

    ResponderExcluir
  10. Baby! Hoje parei parar ler tudo! Que delicia!!!! Concordo demais que as pessoas são essenciais, sofro demais com isso aqui no rio, os cariocas precisam aprender muito com os poloneses..kkkkkk, muito!
    E não tira os detalhes e nem as conversas profundas não! é gostoso de ouvir e compartilhar!!
    beijas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aff, saio com nome do meu sogro por algum motivo
      Beijas
      Carol Sobrinho

      Excluir