segunda-feira, 8 de agosto de 2016

20 DESCOBERTAS

Oi Pessoal!

Estou de volta para compartilhar mais histórias da nossa experiência polonesa. Dia 1º de Agosto completei um mês vivendo na Polônia, e dito isso, acho que já está na hora de listar algumas informações, curiosidades, fatos, observações sobre esse país.

1) A Polônia entrou para a União Europeia em 2004, mas não aderiu à zona do euro. Sua moeda chama zloty. 
1,00 R$ = 0,82 Zlt. 
Ou seja, no momento o real vale mais. 
(única informação by google. Os outros pontos serão mais específicos) 


nnota de 20,00 zlt
   
      moeda de 5,00 zlt


Mudando de água para vinho...

2) Alguns apartamentos (inclusive o nosso) são divididos assim:
1 banheiro com pia e vaso + 1 banheiro com chuveiro, pia, máquina de lavar (isso mesmo!).
Não da para fazer número 2 e logo em seguida entrar para o banho, tem que rolar uma baldeação).

1 banheiro com vaso e pia

1 banheiro com chuveiro, pia e máquina de lavar

3) Não usam máquina de secar e como não tem área, colocam um varal portátil na varanda (no meu prédio no Brasil isso dá multa).

4) Quem paga o valor do corretor (geralmente a quantia de 1 aluguel) é o inquilino (no Brasil é o proprietário), porém não existe mais nenhuma outra taxa mensal.

5) As TV’s privadas são via satélite, como a Sky. No Brasil a maioria é via cabo. As antena são instaladas na varanda, na janela, onde tiver espaço. (Antena + varal na sacada = poluição visual. Mas a verdade é: você quer ter uma fachada bonita ou a roupa seca e uma tv para diversão? Eles simplesmente não ligam).

 varandas com antena de TV  sem varal secando roupa, por enquanto

6) Existem vários parques espalhados pela cidade e eu vejo pouca gente correndo, andando de bike, yoga, funcional, etc...(para quem conhece o barigui em Curitiba sabe do que eu estou falando). Eles vão para acompanhar as crianças, passear com o dog, ficar atoa e, claro, fumar.

Parque a cinco minutos de casa. Sou a única estranha correndo, subindo escada e pulando corda.

7) Existem várias mesas de ping pong públicas – compramos raquetes e bolinhas e estamos nos divertindo (O Rodrigo agradece por ter uma esposa que joga bem)

mesa de ping pong do nosso prédio (Suzin e Rô, venham nos visitar!)

8) Muitos fumantes e podem fumar em ambiente semi fechado (saudades Brasil!).

9) Eles não usam o whatsapp como nós. Ocasionalmente usam sms, face, viber. Como eles se comunicam então? Eles ligam (chocante).

10) Eles tem o melhor aplicativo da vida, que se chama Jakdojade (??) – se pronuncia iakdoiage – ele te localiza pelo gps, você digita o endereço de destino e ele faz toda a rota via transporte público, inclusive o trecho a pé até o ponto e baldeação. Além disso, ele milagrosamente mostra todos os horários (atrasam no máximo de 2 min) e vai atualizando a sua rota. E a cereja do bolo: tudo em inglês. (esse item que foi o número 1 para a minha adaptação).


11) Existe um aplicativo que você compra passagem de transporte público e privado e já debita direto no seu cartão.






12) Perante a sociedade polonesa eu sou noiva (permanecerei assim).Por quê?  Eles usam a aliança de casado na mão direita.

13) É raro ver troca de carinho entre casais na rua, até mesmo andar de mãos dadas.

14) Carros podem estacionar em cima da calçada e em qualquer direção.


15) A jornada de trabalho são 8 horas e já está incluso horário de almoço (geralmente 40, 45 min). Se você chega 09:00, você sai 17:00. Além disso, é raro fazer hora extra, independente do cargo.

16) Os benefícios de vale refeição e vale transporte não fazem parte da cultura de trabalho polonesa

17) Você escolhe o banco para depósito do seu salário. No Brasil as empresas geralmente fazem parceria com algum banco e você precisa, no mínimo, ter uma conta salário.

18) As férias são 20 dias úteis por ano, no caso de expatriados são 26. A grande diferença é que você não precisa trabalhar 1 ano para tirar férias. Assim que você começa, a cada mês trabalhado você tem direito a 2 dias. Você pode optar por tirar ou acumular e tirar da forma que lhe convém. 

19) O exame periódico vale por 3 anos, sendo que, se você trocar de trabalho durante esses 3 anos, a próxima empresa pode optar em aproveitar os exames já realizados pela empresa anterior (se o tipo da atividade for a mesmo).

20) Para meus amigos que trabalham em indústria de alimentos: exame de fezes. Aqui é necessário 3 amostras de 3 dias consecutivos (segunda, terça e quarta). Sendo que você precisa levar cada amostra no seu respectivo dia ao laboratório. Perguntei a atendente caso eu não fosse "regulada", como eu deveria fazer. Ela só me respondeu: tente minha filha, pois caso contrário o exame não vai valer.

Claro que dizer que todos esses itens são uma verdade absoluta não seria correto, afinal, um mês em um lugar é praticamente férias né? O que eu quero dizer é, com o passar do tempo minha opinião pode mudar.

Outra informação importante. A percepção de alguns pontos é pessoal, isso significa que o Rodrigo não concorda com alguns. Rsrs

               Espero que tenham gostado.

                Abraços saudosos.

                Flávia

12 comentários:

  1. Mto legal Fla. Mas a frescura da proibição do varal na sacada até hoje só vi no New Age. Graças a Deus meu condomínio n tem essa chatice =)

    ResponderExcluir
  2. Mto legal Fla. Mas a frescura da proibição do varal na sacada até hoje só vi no New Age. Graças a Deus meu condomínio n tem essa chatice =)

    ResponderExcluir
  3. Adorei interessante ver como varios aspectos o brasil é melhor ou mais consciente e outros aí é melhor. Tapa na cara pros brasileiros que só sabem reclamar so Brasil hehehe

    ResponderExcluir
  4. Legal de mais Fafá! Aproveite muito o verão porque quero ver secar as roupas na varanda, pular corda, andar de bike e jogar tenis de mesa no inverno. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei!!!!!! <3 <3 Polônia já está na minha wish list!

    ResponderExcluir
  6. Flavicha... voce deu muita sorte emrelacao ao banheir, porque geralmente e um banheiro so com a privada... ai vc usa e tem que ir no outro para lavar a mao... e eu outro com a bizarra maquina de lavar roupa, pia e uma banheira... e essa banheira eh dos infernos... pq eh pequena, nao da para esticar as pernas... alta para subir... vc quase tem que pular para entrar e nao tem nada que fecha... ou seja... vc toma banho praticamente sentada... correndo o risco de inundar o banheiro... e na hora de levantar para limpar as partes intimas traseiras.... um horror!!!! nem para ter uma cortininha... aproveita seu box, pois poderia ser pior!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahahah aí bah!! Que saudades de vc! O Rodrigo olhou vários e excluiu alguns exatamente por ser igual ao que vc está falando!! Tô torcendo por novembro!!! Beijo beijo!!!

      Excluir
  7. Súper legal a coleta de dados da nova vida na Polônia, Fafá. Uma delícia ler o teu blog! Abs e bjs pra vcs dois

    ResponderExcluir
  8. To adorando seus posts Flavinha!!!! Escreve um sobre a história do país, a interessada aqui por Segunda Guerra agradece!!! Beijão!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Juju!!! Tinha esquecido que vc era gostava tb! Pode deixar que vou colocar na lista. Acho que foi o país que mais sofreu sabia. A Alemanha tambem,mas ela também executava né. A Polônia tem história de mais. Vale colocar no roteiro. E as portas estão abertas ;) bjao

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir