segunda-feira, 29 de agosto de 2016

A ARTE DE TURISTAR

A Polônia geralmente entra no roteiro das pessoas quando se tem a curiosidade de visitar Auschwitz (maior campo de concentração nazista a 1 hr e meia da Cracóvia). O motivo é Auschwitz, mas a surpresa de todos, é quão linda é a Cracóvia.


Como na maioria das cidades antigas da Europa o turismo se concentra na parte antiga da cidade - centro - Stare Miasto. Ele é rodeado por um lindo parque - Planty Park. Muito arborizado, vale a caminhada e um passeio bicicleta. A praça principal - Rynek Glowny - é super charmosa. 

   Mapa centro da cidade (Stare Miasto) contornado pelo Planty Park

      Planty Park - aproximadamente 5 km

Planty Park

 Praça Principal - Rynek Glowny

Praça Principal - noite

Como primeiro passeio, sugiro começar com o FREE TOUR - a pé - oferecido em diversas línguas (claro que de free não tem nada. Ao final do passeio você faz a sua contribuição. O quanto você achar que vale. O guia fecha os olhos e passa uma bolsinha, ou seja, não precisa ficar constrangido com a quantia). São 2hrs e meia de passeio que conta a história da Cracóvia. Os poloneses sofreram muito no passado - invasão nazista e comunista - devido principalmente, a sua localização estratégica no centro da Europa. Tem muitas histórias para contar e os guias as contam de forma bastante interativa. O tempo passa voando.
São dois tipos de tour: old Town (cidade antiga) e Jewish Quarter (quarteirão judeu). Eu participei só do Old Town. Confesso que tive bastante dificuldade de entender o inglês (sotaque bastante carregado), mas isso é sorte, pois existem vários guias. Vou fazer o Jewish Quarter em espanhol para vê se compreendo melhor. Conto para vocês depois.

Existem outros meios de transporte para conhecer a história da Cracóvia: carrinhos abertos, segways, micro ônibus. Claro que a escolha vai depender de quanto você quer gastar (negocie sempre - o choro sempre cola). O a pé é o mais barato, mas se quiser se divertir faça o segway - fizemos em Praga e foi simplesmente demais!

Empresa que fiz o tour - esse tipo de tour existe em várias cidades do leste europeu

Minha falta de sorte com um guia que eu não consegui entender muito =/

Aqui também tem castelo - Wavel Castle. Ele não é o mais bonito que já vi (o Castelo Alambra em Granada e o Castelo de Praga humilham), mas a localização dele é um deslumbre. Fica nas margens do rio Vístula (corta a Polônia inteira). A paisagem de dentro e de fora do castelo é linda!

                             
 Wavel Castle - vista de fora

 Wavel Castle - vista de fora

 Wavel Castle - vista de dentro


O turismo aqui é democrático (atende todos os gostos). Muitos museus, igrejas, templos. Para quem gosta as opções são infinitas devido à rica história da Polônia. A Flávia e o Rodrigo são mais do tipo turismo open air. Amo andar atoa na cidade e conhecer os lugares abertos. E isso também tem aos montes. Um passeio no rio também vale muito a pena. Caminhar,  alugar uma bike, passear de barco e até caiaque (25 zlt/hora por caiaque - preço super justo). É realmente demais. Os dias ensolarados têm ajudado muito nisso (quero ver como vai ser no inverno)!


Existem alguns lugares que não são turísticos e valem a visita. Fomos a uma antiga mina que inundou e é aberto para nadar - Zalew Zakrzowek. Água cristalina! Fomos duas vezes, primeiro no lado turístico, que paga 10 zloty. E a segunda do lado dos locais e para nossa grande surpresa, uma imundice. Eles não recolhem o lixo e como o acesso é difícil para limpeza, fica tudo entulhado, muitas vezes cai na água com o vento. Um completo chiqueiro. Fiquei horrorizada, não fazemos isso nas nossas cachoeiras (momento desabafo). Com certeza eu voltaria, mas já aprendemos - seremos turistas.

  
Zalew Zakrzowek - vista da mina de cima


Zalew Zakrzowek - lado turístico para nadar
                 
Zalew Zakrzowek - vista de baixo

Por último, a fábrica de Schindler (a verdadeira fábrica do filme a lista de Schindler). Meu passeio mais intenso até o momento (ainda não fui a Auschwitz). Meu pai e a Mariella (minha melhor amiga), sempre se interessaram muito pela história da segunda guerra e acabaram me contagiando e também a Isadora, minha melhor amiga judia, que me deixou durante anos de convivência mais sensível a esse tema. 
Fui esperando uma volta no tempo na época de operação dela, mas foi além isso. A visita (guiada por você) é uma imersão na invasão germânica na Polônia e a exterminação dos judeus. É um passeio de aproximadamente 3 hrs e custa 21zlt (se quiser economizar na segunda feira é de graça, mas a fila de espera é de 1 hr). Museu bem construído, interativo e forte.  Vários depoimentos de pessoas que viveram naquela época, com direito a uma sala de cinema e um documentário de 35 min. 
Vai além da minha compreensão pensar no que foi feito com tantas pessoas inocentes. Ao final do museu existe uma homenagem bem bonita a todos os judeus que trabalharam na fábrica e não sobreviveram.

 Placa na entrada da fábrica

Invasão germânica na Cracóvia

 Domínio nazista

 Simulação do campo de concentração

 Os poloneses foram impedidos de estudar 


Ainda faltam muitos lugares para visitar e explorar, mas espero que as fotos e meu depoimento tenham despertado a vontade de vir a Cracóvia (além da vontade de matar a saudade de mim né?). A cidade me surpreendeu e continua me surpreendendo. Estou adorando essa experiência polonesa - e ela só está começando.  

Espero vocês por aqui! ;)

Ótima semana a todos e um saudoso abraço!

Flavia



8 comentários:

  1. Bacana demais!!! Estamos aprendendo história!! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Bacana demais!!! Estamos aprendendo história!! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante este roteiro. Além dos Free Tours, acredito que a história da população polonesa e dos judeus é o que mais me interessa em conhecer por aí.
    Continue escrevendo, por favoooooor
    bjs galera
    Susin e Ro

    ResponderExcluir
  4. Adorando seus depoimentos, aulas de história e fotos!! <3 Beijos

    ResponderExcluir
  5. Fafá, adorei. Texto que flui leve. Ótimo de ler. Papai

    ResponderExcluir
  6. Fafa', um barato mais esse post. E' como disse a Di, a gente aprende muito com a tua atencao a detalhes dos lugares e de como curti-los. Keep on writing! Bjs e abs pra vc e Rodrigo

    ResponderExcluir
  7. Show de bola Fafá! Ano que vem vamos passear ai com certeza. Vai ter que repetir o roteiro 1000 vezes com todos os visitantes.

    ResponderExcluir
  8. que lindo é Cracovia..estive em Janeiro nesse lugar fantástico. Quero voltar.

    ResponderExcluir